Adoção

AM tem 69 crianças e adolescentes que aguardam por adoção, aponta CNJ

FONTE: G1

41 adoções foram realizadas pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA) desde 2015. Há 141 pretendentes que buscam adotar.

No Amazonas, 41 adoções de crianças e adolescentes foram realizadas entre 2015 e maio de 2018 por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Outras 69 crianças e adolescentes aguardam ser adotadas no estado. O levantamento sobre o assunto foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Dia Nacional da Adoção foi celebrado na sexta-feira (25).

Em todo Brasil há 8,7 mil crianças e adolescentes e 43,6 mil pretendentes cadastrados no CNA, coordenado pela Corregedoria do CNJ desde 2008. Na última década, mais de 9 mil adoções foram realizadas no país. Só no período de janeiro a maio deste ano, 420 famílias foram formadas com o auxílio do CNA.

Segundo o CNJ, existem atualmente 69 crianças/adolescentes do Amazonas registrados no Cadastro Nacional de Adoção. Também estão cadastrados no sistema 141 pretendentes que buscam adotar crianças ou adolescentes no estado.

ADOÇÕES NO AMAZONAS POR MEIO DO CNA

Para o CNJ, a partir do cadastro as varas de infância de todo o país passaram a se comunicar com facilidade, agilizando as adoções interestaduais. Até então, as adoções das crianças dependiam da busca manual realizada pelas varas de infância para conseguir uma família.

Cadastro mais ágil

Em 2018, uma nova versão entrará em funcionamento para as varas de Infância e Juventude de todo o Brasil. O novo cadastro, que permitirá a pretendentes à adoção uma busca mais rápida e ampla de crianças, é resultado de propostas aprovadas pela maioria dos servidores e magistrados que participaram de debates nas cinco regiões do país este ano, organizadas pela Corregedoria.

Outra novidade é a junção dos cadastros de adoção e o de crianças acolhidas, de forma a possibilitar a pesquisa sobre o histórico de acolhimento da criança, anexando informações como relatório psicológico e social, além de fotos, vídeos e cartas.

O Cadastro Nacional de Adoção tem um site com informações sobre o passo a passo da adoção.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input