Boas ações

Voluntários recolhem “santinhos” jogados em de ruas colégios eleitorais

FONTE: PARANA PORTAL

Um grupo de 14 voluntários de Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais recolheram, na madrugada deste domingo (7), 14 sacos de lixo cheios de panfletos de políticos próximos aos colégios eleitorais das cidades.

De acordo com o educador social Luan de Rosa e Souza, que participa da ação, em Curitiba foram limpos 10 colégios neste ano. “É uma organização da sociedade civil de forma independente e autônoma, com o objetivo de criar cultura da mobilização social e da conscientização cidadã para que a gente possa dar o exemplo de que: o fato de partidários ou apoiadores dos partidos jogarem santinhos nas proximidades dos colégios eleitorais é algo que nós, eleitores, não queremos”, explicou.

A ação acontece desde de 2012 e, segundo Souza, a quantidade de lixo encontrado está diminuindo. “Em 2014 foram recolhidos 50 sacos de lixo e, em 2016, 20. Todos eles extremamente cheios”, contou.

O grupo de voluntários vai realizar, na próxima quarta-feira (10), uma denúncia contra os responsáveis pelo lixo espalhado. “Com a mudança na lei eleitoral, os materiais de campanha podem ser identificados por CNPJ. Qualquer coisa que for impressa vai ter esse número e se torna fácil o rastreamento, pra saber de quem ou de onde veio o material que foi jogado”, disse.

O lixo recolhido será anexado a denúncia no TRE. Populares que tenham recolhido os “santinhos” podem levar ao local, até às 11 horas, para adicionar a ação judicial.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input