Boas ações

Mulher reforma bonecas do lixo e doa para crianças carentes

FONTE: RPA 

Mulher reforma bonecas do lixo e doa para crianças carentes

Para as crianças, o dia em que Antônia entrega as bonecas é como um “Dia das Crianças” ou “Natal” fora de época.

As bonecas recebem um tratamento para princesa nenhuma botar defeito: banho de ofurô, hidratação no cabelo, corte, penteado e figurino novo.

Elas recebem esse cuidado das mãos carinhosas de Antônia Portela, 49 anos, moradora de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. A educadora ambiental sai para a rua de manhã com uma caixa de papelão embaixo do braço procurando bonecas em cestos de lixo das casas do bairro onde vive, segundo reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record.

Depois que enche a caixa, é hora de voltar para o ateliê que Antônia montou no segundo andar da sua casa e dar às bonecas um tratamento de princesa. É uma perna que está faltando, a mãozinha que está mordida, porque está sem roupa, tudo isso, segundo Antônia, é motivo para as pessoas jogarem os brinquedos no lixo.

A reciclagem está no sangue da família. Antônia aprendeu a importância de reutilizar tudo o que puder com a mãe, dona Damiana, catadora de lixo, e também com pai dela, que era gari e trazia para a filha bonecas encontradas no lixo.

Para as crianças, o dia em que Antônia sai distribuindo as bonecas é como um “Dia das Crianças” ou “Natal” fora de época. De porta em porta, ela explica para os pais ou responsáveis pelas crianças a origem dos brinquedos e deixa os pequenos escolherem a boneca ou o boneco que mais conquistou seu coração.