Sustentabilidade

Australianos trocam lixo retirado da praia por café ou sorvete

FONTE: RPA

Dois incentivos irresistíveis para manter as praias limpas.

Os australianos ganharam dois incentivos irresistíveis para manter suas praias limpas. Na costa leste do país, diversos cafés dão sorvete ou café a cada baldinho de lixo reciclável retirado da areia ou da água.

O movimento começou no ano passado e a última a adotar a ideia foi a empresária Jennie Truman, de North Stradbroke Island.

No café dela, o The Blue Room, os clientes podem trocar o lixo por uma xícara de café. Na outra loja, a Oceanic Gelati Bar, eles podem trocar por um potinho de sorvete. As informações são do SóNotíciaBoa.

“O primeiro dia em que implantamos, tivemos um casal com o suficiente para três xicaras de café”, conta Truman.

Até o momento, ela conta que as tampas de garrafas de plástico foram os itens mais trocados pelas pessoas. Mas ela já recebeu um pouco de tudo: escovas de dentes, lâminas de barbear (que perigo para os banhistas!), correias, garrafas de plástico quebradas e balões com fitas.

Truman foi inspirada a trocar café por lixo depois de ver outro café em Yeppon, Queensland, fazendo a mesma coisa há alguns meses. Ela achou a ideia ótima porque havia muito lixo na praia e, hoje, tem orgulho de trabalhar em um local limpo.

Ela espera ver outros cafés à beira-mar aderindo à iniciativa, ou fazendo qualquer coisa parecida para ajudar a manter suas áreas limpas. “Uma vez que você começa a notar essas coisas, você as percebe em todos os lugares”, afirma.

No país vizinho, a Nova Zelândia, também há histórias de cafés com a mesma iniciativa.

A diretora da ONG Tangaroa Blue, Heidi Taylor, disse que isso ajuda a chamar a atenção das pessoas para o lixo despejado nas praias locais e que o próximo passo dos estabelecimentos será usar xícaras reutilizáveis no lugar de xícaras descartáveis.

A moda bem que poderia pegar por aqui! 😉