Cidadania

Universidade oferece bolsa a alunos que participam de atividades voluntárias Universidade oferece bolsa a alunos que participam de atividades voluntárias

Fonte : Gauchazh

Novo vestibular SuperAção, da UniRitter, valoriza os estudantes engajados em ações sociais 

Fazer a diferença. Muito mais do que uma frase de efeito, o mote virou objetivo de realização pessoal e profissional de uma grande parte da geração atual. Ainda que a intenção seja quase que universal, muitos não sabem por onde começar. É aí que entram algumas ONGs, programas de voluntariado e outros. Na UniRitter, por exemplo, com o vestibular SuperAção, os alunos são incentivados a ir além e engajar-se em atividades sociais já colocadas em prática pela universidade. São bolsas de até 50% para quem ingressar no dia 1º/06 e escolher participar de uma das ações voluntárias selecionadas pela instituição. 

— Decidimos investir em quem faz a diferença. Esse novo modelo de vestibular é um primeiro passo para proporcionar ao estudante, desde o primeiro semestre, um crescimento pessoal que irá auxiliá-lo nas vivências da academia e do mercado de trabalho, formando, assim, um profissional completo e com olhar diferenciado para o mundo. Ainda não sabemos quais serão os resultados desse movimento, mas entendemos que o engajamento neste propósito do bem precisava ter início — destaca o reitor da UniRitter Germano Schwartz. 

Como será o vestibular 

Ao se inscrever para a prova que ocorre no dia 1º de junho o aluno pode escolher uma entre as seis ações disponíveis e se candidatar a bolsa. Confira o passo a passo e uma lista das ações disponíveis abaixo: 

Arte / RBS Brand Studio


 

  • EcoResponsáveis: junto a um grupo de especialistas, o voluntário ajuda na limpeza de espaços públicos.
  • Marmita Solidária: a partir da doação de 1 kg de alimento, o voluntário se une aos alunos de Gastronomia para produção e entrega de marmitas para comunidade.
  • Casa de Brinquedo - Produção Lúdica: o estudante participa de uma oficina de produção de brinquedos e acessórios infantis que são doados para crianças carentes.
  • Treinamento Social: após uma reunião de conscientização, o aluno aprende como funciona na prática o voluntariado. Ao final, pode escolher um projeto livre para se inscrever.
  • Love Pet: o estudante doa ração para uma ONG cadastrada, participa de um dia de atendimentos veterinários e apoia uma feira de adoção de animais carentes.
  • Já sou voluntário: os alunos que já estão habituados a fazer a diferença na sociedade podem apresentar comprovante de voluntariado frequente de ONG com CNPJ ou carteirinha de doador regular de sangue.

Inscrições já estão abertas
As provas do vestibular SuperAção da UniRitter acontecem em todos os campi da universidade (Zona Sul, FAPA, Iguatemi e Canoas). As inscrições estão abertas até 31/05 e são gratuitas, mediante doação de agasalhos, entregues no dia da prova. Quem fez a prova do Enem ou deseja ingressar via transferência também pode se inscrever tanto nos cursos presenciais quanto os semipresenciais. Conheça mais em: uniritter.edu.br/superacao.

Responsabilidade social é premissa da universidade
Integrante da rede global de instituições de ensino superior Laureate International Universities, a UniRitter tem na sua essência a preocupação com o impacto social. A instituição é parte atuante da missão Here for Good, que incentiva os alunos a fazer o bem a partir das aprendizagens que adquirem em seus cursos.

Na UniRitter, 18 projetos da Assessoria Institucional de Extensão Universitária e Responsabilidade Social impactam cerca de 35 mil pessoas por ano. Entre eles, o Chemen, do curso de Relações Internacionais, que orienta refugiados em busca de documentação regularizada e emprego. Já o Sajuir e o Regularização Fundiária, vinculados ao curso de direito, garantem atendimentos jurídicos gratuitos à população e auxílio no direito social à moradia.