Saúde

Entenda a importância do sono para sua saúde

 
FONTE: FOLHA PE - Por: Rafael Coelho

Você sabia que o sono é fundamental para o controle de inúmeras doenças e inclusive para auxiliar no ganho de massa muscular?

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna de Saúde e Bem-Estar. Você sabia que o sono é fundamental para o controle de inúmeras doenças e inclusive para auxiliar no ganho de massa muscular?
 
Pois é, muitos estudos deixam bem claro que o sono diminui os riscos de doenças inflamatórias como o Diabetes, a Hipertensão Arterial e a Obesidade. Isso se explica pela produção de hormônios específicos que controlam o excesso de radicais livres produzidos durante o dia devido a fatores como poluição ambiental, alimentação desequilibrada e estresse mental. 
 
Esses radicais livres controlados evitam a desregulação de receptores para hormônios específicos relacionados ao controle da glicose no sangue, controle da tireóide e equilíbrio do sistema nervoso central. 
 
A nossa massa muscular é mantida pela testosterona e pelo GH ( Hormônio do crescimento ). Durante o dia, nos estimulamos a produção desses hormônios durante o exercício físico, principalmente a musculação. Mas a fabricação maior do hormônio GH ocorre em uma das fases do sono. Sendo assim, é importante que as etapas específicas do tempo de sono sejam todas bem realizadas. O hormônio GH aumenta a síntese proteica muscular e estimula a queima de gordura, por isso a sua importância no ganho de massa muscular e diminuição do risco de obesidade. 
 
De fato, o nosso sono precisa ser reparador para que possamos usufruir de todos os benefícios desse estágio do nosso dia. Basta lembrar, o ideal é termos aproximadamente 8 horas de sono por dia, o que significa um terço das suas horas (um dia tem 24 horas), logo, se vivermos 90 anos, 30 anos representam o tempo que passamos dormindo. Incrível e é verdade.
 

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input