Mundo animal

Fazendeiro desiste da pecuária por não querer mais sofrimento e doa animais para santuário

FONTE: VISTA-SE - Por: Fabio Chaves

Um caso curioso aconteceu recentemente em Ashbourne, que fica no condado de Derbyshire, na Inglaterra. Um pecuarista desistiu de criar animais para o abate e para a produção de leite após tornar-se vegetariano.

Jay Wilde, esse homem da foto, tem 59 anos e vem de uma família de pecuaristas. Ele cresceu na fazenda de seu pai explorando bois e vacas para carne e leite. Há 25 anos, porém, Jay começou a se envolver com o vegetarianismo e parou de comer carne. Mesmo assim, continuou trabalhando na fazenda.

Em 2011, com a morte de seu pai, Jay tornou-se responsável pelo negócio da família e resolveu mudar o foco da propriedade para a produção de carne orgânica, com foco no bem-estar dos animais. Apesar da pequena mudança, ainda era óbvio o contrassenso.

Recentemente, Jay decidiu que não queria mais conviver com a dor de criar os animais para depois mandá-los para o matadouro. Mesmo as vacas criadas para a produção de leite, como se sabe, são enviadas para o matadouro após alguns anos de exploração. E mesmo animais criados de forma orgânica e respeitando normas de bem-estar são mortos no fim.

Em uma atitude corajosa e nada comercial, Jay decidiu enviar a maior parte do rebanho para um santuário. Apenas algumas vacas ficaram na fazenda como animais de estimação, aquelas que Jay tem mais proximidade. Todas os outros 63 animais foram enviados para o Hillside Animal Sanctuary (Facebook), onde viverão em paz até o fim natural de suas vidas.

Algumas vacas estão esperando bebês, como é comum e necessário na indústria do leite. Mas essas mães poderão ter seus filhos em um santuário e nunca serão separadas deles.

Um dos motivos que levou Jay a tomar essa decisão drástica e bonita foi presenciar durante anos o sofrimento das vacas ao serem separadas de suas crias. Mães e bebês choram durante dias gritando uns pelos outros e isso acontece em fazendas de todo o mundo, inclusive do Brasil.

O caso de Jay lembra bastante o do apresentador Ratinho, do SBT. Embora não tenha se tornado vegetariano, Ratinho desistiu da pecuária justamente por presenciar o sofrimento das vacas separadas de seus bebês em suas fazendas de produção de leite (relembre aqui).

Muito mais tocado pela questão animal, o fazendeiro inglês prepara-se agora para abrir uma loja de suplementos e equipamentos para jardinagem. Jay já deixou claro que tudo por lá será vegano, nada de esterco ou fertilizantes de origem animal à venda.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input