Ação humanitária

ONU começa amanhã (6) caravana global de conscientização sobre direitos dos refugiados

FONTE: ONUBR   

Para angariar apoio às populações vivendo em situação de refúgio, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) dá início amanhã (6) a uma caravana global de atividades de conscientização. A campanha começa com um dia de atividades esportivas no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia. Em junho, a iniciativa chegará ao Brasil, onde será realizada a Copa dos Refugiados. Competição acontece em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Até 1º de outubro, a caravana — chamada Turnê Mundial #ComOsRefugiados, em menção à campanha homônima do ACNUR — promoverá dezenas de eventos públicos em todos os cantos do planeta. O objetivo é trazer visibilidade para os desafios de quem tem que deixar sua vida para trás por causa de guerras, conflitos armados e violações de direitos humanos.

A lista de atividades já confirmadas está disponível em inglês em www.unhcr.org/withrefugees/world-tour-events.

A inauguração em Zaatari, que atualmente é o lar de 79 mil sírios, terá oficinas esportivas com atletas internacionais, como a egípcia Aya Medany, do pentatlo moderno. O evento é realizado em parceria com a organização não governamental Peace and Sport, para marcar o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, lembrado anualmente em 6 de abril.

No Brasil, a Copa dos Refugiados acontecerá nas cidades de Porto Alegre (2 e 3 de junho), São Paulo (14, 15, 21 e 22 de julho) e Rio de Janeiro (4 e 5 de agosto). O torneiro contará com a participação de 250 jogadores de 16 nacionalidades.

Outros eventos da Turnê incluem um desfile de moda em Chicago com tecidos feitos por refugiados no Quênia; uma exposição fotográfica em Paris; uma semana de eventos na Ilha de Jeju, na Coreia do Sul; e competições de judô na África do Sul. A campanha se encerra no dia 1º de outubro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nansen do ACNUR, em Genebra.

“Pela ação, as pessoas podem demonstrar solidariedade e apoio aos refugiados. Cada ação individual conta”, afirma Leigh Foster, chefe de Campanhas, Eventos e Embaixadores da Boa Vontade do ACNUR.

“A campanha #ComOsRefugiados tem mobilizado engajamento público, propostas inovadoras e solidariedade em relação aos refugiados em todo o mundo, mostrando que, quando nos unimos, todos nós podemos fazer a diferença para as famílias que foram forçadas a deixar suas casas.”

“Estamos muito felizes por nos juntarmos ao ACNUR para o lançamento da Turnê Mundial #ComOsRefugiados. Hoje, mais do que nunca, o esporte pode ser usado como um veículo de cura, para trazer um senso de normalidade e apoiar programas de inclusão social para refugiados em cidades e campos”, defende Joel Bouzou, presidente e fundador da ONG Peace and Sport.

As atividades em Zaatari também promoverão a campanha Cartão Branco da Paz e do Esporte, que convida as pessoas a postarem nas redes sociais fotos de si mesmas segurando um cartão branco em sinal de compromisso com os esforços pela paz no mundo.

A Turnê Mundial será parte central da iniciativa #ComOsRefugiados em 2018. Desde o seu lançamento, em 2016, o projeto já registrou mais de 18 milhões de ações em prol dos refugiados, incluindo quase 2 milhões de assinaturas em uma petição solicitando que todos os refugiados possam viver em segurança, ter acesso a educação e a meios para sustentar suas famílias. A página do ACNUR Brasil para a assinatura desta petição é a www.acnur.org/diadorefugiado.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input