Cidadania

Como aplicar a responsabilidade social em uma empresa

FONTE: UMCOMO / Por: Sara Viega

Ao contrário do que alguns podem pensar, a responsabilidade social empresarial (RSE) não se aplica só nas grandes empresas mas também pode ser aplicada nas PME, com grandes resultados e benefícios. Ela não só melhora a imagem social das empresas, mas também acaba causando uma economia de dinheiro e uma vantagem competitiva que deve ser muito considerada. Por isso, contamos a você como aplicar a responsabilidade social em uma empresa.

Responsabilidade social para o meio ambiente

O meio ambiente pode ser protegido fazendo um montão de pequenas ações e incorporando-as à rotina diária da empresa. O método é essencialmente simples: aplicar no meio trabalhista o mesmo que faria em casa. Isto é: não deixar as luzes acesas em cômodos vazios, apagar os computadores quando não estão sendo usados, não abusar do ar condicionado quando não houver necessidade, usar papel reciclado, imprimir pelos dois lados do papel e só quando realmente for necessário, etc. De forma mais específica, as empresas que usam uma grande quantidade de água em seus processos industriais podem incorporar métodos para reutilizá-la e gastar menos, implicando uma menor despesa no final.

Se for uma empresa de tamanho considerável, pode ser feita uma auditoria que detecte todos os pequenos gestos e ações onde é desperdiçada eletricidade, água ou recursos de qualquer tipo. Se for uma pequena empresa basta com o compromisso dos trabalhadores e seu envolvimento real.

Responsabilidade social com os trabalhadores

As políticas de responsabilidade social internas são um dos primeiros aspectos a considerar se quiser ser coerente, isto é, aplicando-as dentro da empresa e com os seus trabalhadores, com políticas de trabalho justas e condições não abusivas, que a longo prazo podem gerar maior satisfação e produtividade.

De forma particular, podem ser incluídas, como parte de uma política de RSE, ações como permitir a flexibilidade de horários e o trabalho à distância, definindo também uma política salarial transparente e uma possibilidade de conseguir uma carreira profissional com igualdade de oportunidades para todos. Além disso, pode ser dada formação aos trabalhadores para melhorar seu nível profissional, estabelecer um sistema fácil e claro de comunicação entre hierarquias onde a voz dos trabalhadores seja realmente ouvida, e organizar atividades de convivência que melhorem o clima na equipe de trabalho.

Responsabilidade social com os clientes

Uma política de responsabilidade social com os clientes inclui ser transparente com os processos empresariais e de fabricação dos produtos ou funcionamento dos serviços. Além disso, as campanhas promocionais e de marketing devem oferecer uma informação real e não enganar ou confundir de propósito. Caso tenha clientes insatisfeitos, é preciso definir de antemão uma política de devoluções e reclamações.

Responsabilidade social para a sociedade no geral

O principal motivo de constituição das empresas é o lucro, mas hoje em dia espera-se delas algo mais por parte da sociedade. Já não vale apenas gerar riqueza ou emprego; espera-se que, em uma sociedade moderna, as empresas mostrem sensibilidade para com os territórios onde se localizam. Por isso, não são poucas as que patrocinam atividades culturais, esportivas ou outras que dinamizem a sociedade de alguma forma.

Também são consideradas boas práticas a contratação de pessoas em risco de exclusão do mercado de trabalho, seja por idade, por deficiência ou por qualquer outro motivo; a inclusão de pessoas jovens através de programas de formação, inclusive com possibilidade de contratação, que na prática não consistam em se aproveitar simplesmente do salário baixo dos estagiários sem oferecer uma oportunidade real na empresa.

 

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