Cidadania

Motoristas criam cooperativa e aplicativo para concorrer com Uber

FONTE: PARANA PORTAL

A alta no preço dos combustíveis e a tarifa de 25%, ou mais, cobrada pela Uber sobre o valor de corridas motivaram um grupo de Maringá a criar um aplicativo de transporte local. A promessa é de preços mais baixos para usuários e ganhos maiores para motoristas.

Para viabilizar o aplicativo, mais de 150 profissionais formaram uma cooperativa há dois meses, a Cooperdinâmica, que vai iniciar os testes da ferramenta nesta semana. Os desenvolvedores do app também são cooperados. “Em algumas viagens a parte da Uber chega a 40%. Com o restante pagamos combustível, que vem aumentando, e outras despesas. Só depois tiramos a renda. Nossa margem diminuiu e a deles aumentou”, diz o presidente da cooperativa, Amilton Aparecido Vieira.

A tarifa cobrada pela Uber é calculada com base na distância percorrida e tempo do trajeto. No caso do app maringaense, a taxa será fixada em 18% sobre o total da viagem. Discute-se cobrar taxa fixa dos clientes, mas se existir será inferior aos R$ 0,75 cobrados pela Uber. Também se estuda não aplicar tarifa dinâmica, praticada pela Uber em horário de pico. De acordo com a cooperativa, em todas as simulações o valor foi mais baixo ao cobrado pela Uber. Nome e logomarca do app devem ser definidos entre hoje e amanhã. “Vamos cadastrar na prefeitura e cumprir a legislação municipal”, diz Vieira.

Desenvolvedor responsável pelo app, Fábio Wagatsuma diz que a primeira versão será básica, mas outras serão lançadas. Uma diferença em relação ao app da Uber é que o cliente vai precisar cadastrar foto.

Cooperativa

Segundo o presidente da cooperativa, os 18% sobre a viagem serão utilizados para custos operacionais. O lucro será dividido entre os cooperados, que não serão obrigados a abandonar a Uber.

Para aderir, a cota custa de R$ 1,5 mil, dividida em 12 vezes. Segundo Vieira, o valor, aplicado no capital inicial, entrará na conta do cooperado à medida que onegócio der lucro. Se houver desistência, o valor será devolvido.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input