Mundo animal

“Curitiba terá ambulância para socorrer animais em situações de emergência”

Fonte : Jornal Boas noticias

A licitação será feita pela prefeitura de Curitiba para ampliar os serviços prestados pelo Centro de Atendimento de Animais em Situação de Risco (Crar).

O anúncio foi feito pelo próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), em sua conta no Facebook. No post, Greca afirma que o serviço deve estar em funcionamento em três meses.

“Estamos com licitação em andamento para contratar serviços de apoio veterinário e suporte às atividades do Crar, que incluirá veículo de resgate para as situações mais graves. A expectativa de prazo para que mais esse serviço entre em operação é para os próximos três meses”, publicou Greca no Facebook.

Além do veículo, o edital prevê a contratação de serviços de apoio veterinário, para que seja possível o funcionamento de um centro de atendimento para situações emergenciais. Esse será o local para onde serão levados os animais resgatados pela ambulância.

“A intenção é de que com o suporte, animais atropelados ou em situação de rua sejam resgatados e encaminhados a um local que tenham os serviços necessário para o atendimento emergencial”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da prefeitura de Curitiba, Edson Evaristo.
Veja Também:

No post no Facebook, o prefeito afirmou que os animais seriam encaminhados aos hospitais veterinários das universidades nas situações mais graves. Mas, de acordo com Evaristo, a intenção é de que, com a licitação, seja possível contratar um serviço próprio de atendimento nesses casos.

Ainda não há mais detalhes do funcionamento do novo serviço, já que o edital ainda não foi lançado.

Crar

Atualmente, o Crar realiza a fiscalização nos casos de animais em situação de risco. O dono pode ser multado por maus-tratos. Mas quando não há como deixar o bicho sob a tutela do proprietário, ele é levado para o centro permanente do Crar. “A demanda que chega para nós hoje é de animais que precisam de cuidados não emergenciais, como vacinação, castração e uso de vermífugos”, conta Evaristo.

O centro permanente promove a doação desses animais resgatados e a intenção é que com a licitação, que ainda está em fase de elaboração, haja uma rotatividade de adoção. “Nós esperamos dinamizar a rotatividade de adoção. Temos vagas para 30 cães e 20 gatos, mas a intenção é que eles ganhem um lar muito mais rápido”, diz o diretor.

Para conhecer ou adotar os animais resgatados pelo Crar, a população pode visitar o local todos os dias da semana, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1381, na Cidade Industrial de Curitiba.”