Terceira Idade

Mais de 100 idosos participaram de caminhada de conscientização da violência contra a pessoa idosa

FONTE: G1

 

A programação faz parte da campanha ‘Junho Violeta’ e aconteceu no final da tarde de sexta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Uma caminhada reuniu mais de 100 idosos que participam de projetos em Santarém, oeste do Pará, pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizada no final da tarde de sexta-feira (15).

Em um percurso pequeno do Asilo São Vicente de Paulo até a Praça Matriz, os idosos mostraram que estão atentos e prontos para disseminar a campanha, de tema nacional “Violetas contra a violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa”, alusiva ao combate aos diversos tipos de violência pelos quais alguns idosos são submetidos.

Na caminhada estavam os idosos participantes dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI), Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), do Asilo São Vicente de Paulo, da Pastoral do Idoso e da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Subseção de Santarém.

A Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), Roseane Matos, disse que os idosos devem ser tratados com muita atenção, cuidado e amor. "O tema do junho violeta, tem que ser levado adiante, haja vista que os números de violência contra a pessoa idosa vêm aumentando. Devemos nos unir e denunciar, não podemos nos calar diante de tanta violência”, disse.

Segundo o Creas, em 2017 foram registrados 58 casos de violência praticadas contra idosos. De janeiro a maio de 2018, já foram registrados 37 atendimentos de violência física, psicológica, abuso financeiro ou material, abuso sexual, abandono e negligência, sendo esta com o maior número de ocorrências.

15 de junho

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra esse público e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar a violência como algo normal.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input