Terceira Idade

Como vencer os desafios de conseguir um emprego depois dos 50 anos

FONTE: SER EFICIENTE

A população mundial está envelhecendo, mas será que o mundo dos negócios está pronto para receber profissionais mais experientes?

O envelhecimento da população traz uma nova esperança para os seniores que estão em busca de oportunidades de trabalho. Foto: Pinterest
Conseguir uma vaga de emprego depois dos 50 anos pode não ser tão fácil assim. Competir com os mais jovens por um lugar no mercado de trabalho é um desafio que as pessoas com mais experiência de vida precisam enfrentar diariamente, pois muitas empresas acreditam que os mais novos são mais ativos e mais habilidosos com as tecnologias que envolvem o mundo dos negócios de hoje.

No entanto, o envelhecimento da população traz uma nova esperança para os seniores que estão em busca de oportunidades de trabalho. Apesar do número de vagas de emprego ainda ser bem inferior do que o de ofertas de profissionais com mais de 50 anos, é possível sim conquistar o emprego dos sonhos na maturidade.

Se você já passou dos 50 e ainda se sente produtivo, as dicas a seguir o ajudarão a conquistar a vaga de trabalho que tanto procura:


1. Defina um plano de carreira:

Não é porque já completou 50 anos que você precisa ficar pulando de emprego em emprego. Você precisa ter foco e buscar apenas por vagas de emprego que se encaixem em seu perfil profissional. Ter um plano de carreira específico o ajudará a encontrar o emprego ideal.

Pesquise por vagas de trabalho em sites especializados em recrutamento e seleção de pessoal, agências de RH e não se esqueça de promover o seu currículo profissional através de sua rede de contatos pessoais e virtuais. Crie um networking (rede de contatos) com pessoas que possam ajudá-lo nessa empreitada da vida, como ex-colegas de faculdade, de trabalho e de redes sociais voltadas ao mundo dos negócios, como o LinkedIn, por exemplo.


2. Busque a empresa certa:

Algumas empresas já perceberam que para sobreviverem em um mundo cada vez mais competitivo precisam contar com o auxílio de profissionais experientes. Os seniores têm grande vantagem nesse quesito, pois quem tem mais de 50 anos possui mais especialização e sabedoria na tomada de decisões.

Com a maturidade o profissional ganha mais equilíbrio para trabalhar sob pressão e lida com questões interpessoais com mais facilidade. Além desses pontos fortes, quem tem mais de 50 anos também tem mais responsabilidade com horários, prazos e são mais pacientes para atender clientes e ajudar os colegas de trabalho.


3. Seja paciente e persistente:

Independentemente da idade do candidato, uma coisa é certa: encontrar um emprego não é uma tarefa fácil. Esteja disposto a participar de várias entrevistas e aberto a receber vários “nãos”. Com a oferta de trabalhadores maior do que o número de vagas disponíveis, algumas empresas preferem contratar pessoas que foram indicadas, seja pelos próprios funcionários, seja por parceiros de negócios.

Outras empresas buscam talentos de fora, independente de indicação. A estratégia para ser chamado para uma entrevista de emprego é sempre manter o seu currículo atualizado e divulgá-lo somente nos casos em que os requisitos da vaga sejam compatíveis com suas habilidades. Não panflete seu currículo por desespero, por ter mais de 50 anos! Tenha calma e mantenha o foco.

A persistência é uma qualidade essencial para quem busca por um emprego na terceira idade.



4. Cuide da sua aparência:

Não há limite de idade para cuidar do seu cartão de visita, a sua aparência pessoal. Portanto, mesmo que você já tenha ultrapassado a casa dos 50 anos, saiba que o seu visual pode ser um fator determinante para você conseguir conquistar a tão sonhada oportunidade de trabalho na empresa dos seus sonhos.

Lembre-se sempre que a “primeira impressão é a que fica” e no caso de competir por uma vaga de emprego, uma boa impressão diz respeito às roupas adequadas para a vaga pretendida, unhas e cabelos alinhados, barba bem-feita, sapatos engraxados e é claro, saber se portar com educação durante todo o processo seletivo.



5. Esteja sempre atualizado:

Não deixe que o avançar da idade te torne uma pessoa acomodada: continue estudando, aprendendo coisas novas. Esteja por dentro das novidades do mercado de trabalho para a área em que você atua, sejam elas a respeito de leis ou novas tecnologias para o setor.

Use a internet ao seu favor. Na web você encontra vários cursos online de especialização e capacitação (alguns gratuitos); assim é possível aprender com economia, sem sair de casa e dessa forma aumentar as chances de contratação por uma boa empresa. Mantenha seus perfis no Facebook, Linkedin, Instagran e Twitter atualizados.



6. Não tenha medo de mudar:

Encarar novos desafios após os 50 anos é o que vem acontecendo com vários profissionais experientes no Brasil. O aumento das vagas de emprego nos setores de tecnologia tem feito com que várias pessoas maduras abandonem as atividades laborais que sempre desempenharam com êxito e estejam em busca de novas oportunidades.

Profissionais experientes (alguns já aposentados) têm lotado as salas de aulas de todo o país em busca de atualização e capacitação profissional na tentativa de ingressarem em uma nova carreira de trabalho. Esse esforço para manter-se ativo no mercado de trabalho depois dos 50 anos demonstra que os mais experientes são capazes de se reinventar para alcançar seus objetivos profissionais com uma vantagem sobre os mais novos: a falta da pressão psicológica da família e da sociedade.



7. Busque por alternativas:

Se você já passou dos 50 anos e não tem tido muito sucesso em suas buscas por vagas de empregos formais, realizar o sonho do negócio próprio pode ser a solução para manter-se ativo no mercado de trabalho.

Se você deseja se tornar um empresário, mas não sabe qual negócio começar, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui uma lista com várias alternativas de negócios para você empreender com sucesso. De lojas virtuais a supermercados, há várias ideias de empresas prontas para atenderem seniores de diferentes perfis – de empreendedores modernos e arrojados aos tradicionais.

Onde estão as oportunidades de empregos para quem tem mais de 50 anos?

Um novo conceito de contratação de pessoal está surgindo entre as empresas: a contratação de profissionais seniores. O aproveitamento dos talentos da maturidade em funções de gerência e direção tem sido uma tática encontrada por organizações visionárias em busca de ganharem competitividade no mundo dos negócios.

A experiência de vida encontrada nos mais velhos é uma grande vantagem, pois o profissional é capaz de tomar decisões mais racionais e benéficas para as empresas. O amadurecimento adquirido com o avanço da idade torna o trabalhador sênior menos impulsivo, empático e mais adequado para trabalhar em equipe.

A vivência nas funções e a possibilidade de treinar os profissionais mais jovens também são outros pontos considerados vantagens por algumas empresas. A longevidade da população fez surgir no mundo dos negócios um modelo de contratação profissional baseado nas habilidades e competências do indivíduo, e não mais na idade como era feito antigamente. A queda do etarismo trouxe novas expectativas ao público com mais de 50 anos de idade.

Recolocar um profissional com mais de 50 anos no mercado de trabalho é uma tarefa ainda complicada no Brasil, pois depende de uma mudança cultural por parte das empresas contratantes. Como toda grande mudança leva tempo, a inserção de seniores no mundo corporativo ainda é considerada novidade, mas é uma iniciativa que caminha a passos largos para ganhar popularidade entre os empresários.

Várias empresas buscam mão de obra qualificada entre os mais experientes disponíveis no mercado. Os talentos da maior idade podem se candidatar às vagas disponíveis para a faixa etária dos 50+ através do site Maturi Jobs, uma plataforma de emprego com oportunidades para pessoas com mais de 50 anos de idade.

Além da Maturi Jobs, a GOL (Linhas aéreas S.A) é outra grande empresa que oferece oportunidades de emprego para pessoas mais velhas. Você pode enviar o seu currículo através do site da empresa e ficar na torcida para fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa inovadora, que reconhece os talentos dos mais maduros.

Outras empresas também possuem programas de contratação de profissionais com mais de 50 anos, fazendo parte de uma iniciativa que visa recolocar no mercado de trabalho trabalhadores experientes, maduros e com amplo conhecimento técnico das funções que ocupam. Entre elas podemos citar as Drogarias Pacheco, Drogarias São Paulo e a Consultoria PwC.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input