Pessoas em situação de rua

Albergue Noturno de Itu prepara-se para a construção da Casa de Passagem Francisco e Clara de Assis

FONTE: ALBERGUE NOTURNO DE ITU - Por: Rita Ramos Cordeiro

O Albergue Noturno de Itu,  prepara-se para dar início à construção do tão esperado projeto da Casa de Passagem Francisco e Clara de Assis. A construção dará início a partir de janeiro de 2018, num terreno de 3.000 mts que foi cedido em comodato.

A nova sede terá uma área construída de 700 mt2 e no projeto estão previstos a construção de oito dormitórios, sala de atendimento social, médico/odontológico, refeitório, cozinha, banheiros, área administrativa, auditório para palestras, área de lazer, horta, herbário e canil, além de um espaço para desenvolver oficinas profissionalizantes aos usuários, gerando renda para seu próprio sustento.

O objetivo da Casa de Passagem Francisco e Clara de Assis é dar um melhor acolhimento à população em situação de rua, dobrando sua capacidade de atendimento que hoje é de 16 usuários, passando também a funcionar 24 horas por dia.

O Albergue Noturno de Itu é uma Instituição sem fins lucrativos que sobrevive com o apoio de alguns empresários, doações, eventos e a ajuda da comunidade ituana e de seu Clube do Livro Espírita  Francisco de Assis.

Seu principal objetivo é acolher, orientar e reinserir na sociedade, pessoas em situação de rua, que em algum momento romperam seus vínculos familiares.

Conta hoje com uma equipe profissional de cinco pessoas, sendo um coordenador, um Assistente Social, um auxiliar administrativo, dois cuidadores e uma equipe de aproximadamente 10 voluntários. Além de toda a diretoria, que também é voluntária.

Atualmente o Albergue de itu oferece abrigo provisório para homens, mulheres e crianças somente acompanhadas de seus responsáveis., funcionando diariamente das 18:00 às 6:00  hrs da manhã em regime de pernoite ou apenas refeição e banho para quem não desejar pernoitar.

Aos usuários que pernoitam, após recepção e triagem é fornecido um kit com toalha, sabonete, pijama e chinelos, e após o banho recebem alimentação.  Na manhã seguinte recebem café da manhã e se retiram da Entidade, recebendo orientação quanto aos serviços oferecidos pelo município.

Para a construção e conclusão  da Casa de Passagem Francisco e Clara de Assis, o Albergue de Itu vai necessitar de todo o apoio e colaboração possível.

Quem desejar colaborar ou conhecer o trabalho desenvolvido pela Instituição  pode acessar o site www.alberguenoturnodeitu.com.br

Para agendar visitas, fazer doações ou se associar ao Clube do Livro Francisco de Assis, pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whats 11 98818-7989 e falar com Carlos.

 

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input