Pessoas em situação de rua

Operação Dignidade aborda mais 14 moradores de rua

FONTE: CRUZEIRO DO SUL 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (19) a sexta etapa da Operação Dignidade, que visa o cadastro, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de rua, com o objetivo da sua ressocialização. Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Segurança e Defesa Civil (Sesdec), mantenedora da Guarda Civil Municipal, e com a participação da Polícia Militar e das secretarias de Igualdade e Assistência Social; Saúde e Conservação, Serviços Públicos e Obras, ontem a ação abordou 14 pessoas em três pontos distintos da cidade.

No primeiro, localizado em uma área verde atrás da Casa do Cidadão da avenida Ipanema, foram abordadas nove pessoas. Todas passaram pela triagem da saúde (exames rápidos) e seis delas aceitaram ser encaminhadas para um melhor atendimento, onde receberam alimentação, banho e puderam ser orientadas e encaminhadas para as famílias ou municípios de origem.

Outra equipe dirigiu-se para a Igreja São José do Cerrado, onde foi realizado o atendimento de mais quatro pessoas. Desta vez, nenhuma aceitou o atendimento comandado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Uma última pessoa foi abordada no viaduto Jânio Quadros, que também não aceitou o encaminhamento para a rede de serviços.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, afirmou que a operação permanece constantemente nas ruas, trabalhando em conjunto para que as pessoas em situação de rua sintam-se convencidas a deixar esse quadro. "Continuamos com nosso projeto de ressocialização desses indivíduos e contamos com a ajuda da população. Pedimos, como sempre, para que evitem dar esmolas ou que comprem produtos em semáforos e cruzamentos. A rede assistencial existe para dar solução a esse problema. Somente desta forma conseguiremos amenizar o número de pessoas em situação de rua no município", diz.

Tropa da GCM

A tropa da GCM foi apresentada a Jeferson Gonzaga, que assumiu o cargo no lugar de Fernando Dini, após ele retornar à Câmara Municipal como vereador, em cerimônia realizada na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae). Autoridades policiais e políticas compareceram ao evento para acompanhar o tradicional desfile.

"Sabemos das dificuldades que a GCM passou nos últimos anos e temos a certeza de que, através de muita luta, continuaremos trazendo as melhorias necessárias, para que o atendimento à população de Sorocaba continue sendo de excelência", afirma. O prefeito José Crespo (DEM) foi representado pelo chefe de Gabinete Alexandre Robim.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input