Pessoas em situação de rua

Saiba 5 maneiras de ajudar um morador de rua durante o frio

FONTE: LOVZ

O inverno é uma época gostosa, na qual você pode ficar enrolado no edredom o dia inteiro e tomar um chá para esquentar. Mas já pensou que nem todo mundo tem essa sorte? Para os moradores de rua, por exemplo, os meses de frio são os piores do ano. Ano passado, a falta de cobertores e agasalhos causou a morte de vários deles, por hipotermia.

Alguns estados, principalmente no Sul e Sudeste, sofrem durante essa estação. Para evitar que as temperaturas baixas tirem mais vidas esse ano, separamos cinco maneiras de ajudar pessoas necessitadas e em situação de rua, que dependem muito desse auxílio para sobreviver.

As celebridades já entraram na onda. O cantor de funk Delano publicou, na última terça (04/07), no Instagram, que comprou 200 marmitas para distribuir durante a madrugada fria de Belo Horizonte. Faça sua parte também!

5. Arrecade agasalhos por conta própria e distribua

Existem muitas pessoas dispostas a ajudar, mas não sabem como. Junte um grupo de amigos, ou até por conta própria, e inicie uma arrecadação de blusas, cobertores, cachecóis, tocas… Qualquer item de inverno. Dá para deixar caixas de coleta em pontos estratégico e, depois de atingir a meta, distribuir para quem precisa.

ANO PASSADO, A FALTA DE COBERTORES E AGASALHOS CAUSOU A MORTE DE VÁRIOS DESABRIGADOS POR HIPOTERMIA

4. Doe alimentos quentes e combata a fome e o frio ao mesmo tempo

Sopas, chás, café: tudo que for quente, ajuda muito. Há grupos que fazem essas ações constantemente e você pode entrar em contato para participar, doar alimento ou dinheiro. Outra opção é fazer por conta própria. Dá pedir contribuições, para comprar a comida em maior número e entregar a um número maior de moradores de rua.

Doe agasalhos ou alimentos quentes para moradores de rua

3. Procure uma ONG que faça o trabalho e contribua

“Quero ajudar mas não tenho tempo”. A rotina atrapalha, nós sabemos, mas sempre dá para separar uns minutinhos do dia e encontrar uma organização não governamental que realize serviços de ajuda às pessoas em situação de rua e doar.

2. Crie ou contribua em uma vaquinha online

As vaquinhas online são a nova moda de arrecadação. Diversos sites fazem esse serviço e dá para pagar por boleto, transferência e cartão de crédito – basta a pessoa escolher. E o melhor: dá para ajudar de qualquer lugar do mundo. O dinheiro pode ser usado para comprar itens básicos ou doado para uma ONG.

PARA OS MORADORES DE RUA OS MESES DE FRIO SÃO OS PIORES DO ANO

1. Se estiver em São Paulo, procure a CAPE

Existe amor em SP! Prova disso é a Central de Atendimento Permanente e de Emergência, CAPE, que funciona 24h. A linha de atendimento é exclusiva para auxiliar pessoas em situação vulnerável. Então, se encontrar um desabrigado com frio, disque 156 e avise o CAPE.

Ajudar o próximo é importante. Enquanto eles aquecem o corpo, você aquece a alma.