Pessoas em situação de rua

Voluntários transformam veículo em lavanderia móvel para ajudar moradores de rua de Porto Alegre

FONTE: G1 

Estrutura tem duas máquinas de lavar e uma secadora. Intenção é oferecer o uso gratuito.

Para trazer um pouco mais de dignidade à vida dos moradores em situação de rua de Porto Alegre, voluntários que fazem parte de uma ONG transformaram um veículo em uma lavanderia móvel. A intenção é oferecer estrutura para lavar e secar roupas, de graça.

Com apoio de uma empresa e uma vaquinha na internet, a ONG Centro Social de Rua montou a estrutura com duas máquinas de lavar e uma secadora. A lavandeira sobre rodas vai estacionar duas vezes por mês nos locais onde há mais concentração de moradores de rua.

"A gente notou que eles sentiam essa falta e são poucos os lugares na cidade que oferecem a possibilidade de eles lavarem as próprias roupas", explica Letícia Duarte, uma das organizadoras da ação.

"Isso é extensão do amor ao ser humano. Um tem a ideia, o outro vai multiplicando, melhorando", comenta Claudio Lacerda, um comerciante de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, idealizador do projeto.

Na tarde desta terça-feira (15), os primeiros moradores de rua experimentaram o serviço.

"Até pra gente arrumar emprego, já fica melhor, porque as pessoas vão ver que a gente se veste bem, que a gente anda limpo, e elas podem dar emprego pra gente", diz Rafael Dutra, de 30 anos.

A estrutura itinerante completar outro projeto, o Banho Solidário. Os dois banheiros são montados em cima de um reboque, que percorre as ruas oferecendo banho quente àqueles que vivem nas ruas.

Uma pesquisa feita pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta que de 2011 a 2016 a população de rua cresceu 57% em Porto Alegre.

Conforme o levantamento, eram 2.115 pessoas adultas em 2016 contra 1.347 em 2011. A mesma pesquisa diz que 25,2% da população investigada está há menos de um ano na rua, mas quase a metade (47,8%) vive há mais de cinco nessa situação.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input