Fonte: Unifap - Imagem: Divulgação

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através da Comissão do Programa de Implantação Institucional de Energia Solar, iniciou a implantação dos equipamentos para a Usina Fotovoltaica da UNIFAP, ao lado da pista de atletismo do Campus Marco Zero.

Os 1680 painéis solares instalados pela empresa OWNERGY terão capacidade de produção de até 554kWp (Quilo-watt pico) para abastecer o Campus. A previsão de conclusão é para março de 2021, seguindo as adaptações de trabalho devido ao apagão sofrido pelo Amapá em novembro de 2020 e as normas de segurança e distanciamento para contenção da pandemia de Covid-19.

O projeto é um compromisso da atual gestão da UNIFAP, Prefeitura de Campus, Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e cursos envolvidos.

Produção de energia solar Após concluída, a Usina de Minigeração Distribuída ocupará 3260m² da área ao lado da pista de atletismo do Campus Marco Zero, e produzirá anualmente cerca de 792,9 MWh, que corresponde a 17% do consumo de energia do Campus Marco Zero.

A instalação será conectada à rede de energia de média tensão de Macapá, fornecendo a produção excedida a rede da Companhia Eletricidade do Amapá (CEA) através do sistema on-grid, conforme as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o uso da modalidade.

O projeto inicial previa duas etapas de implantação, com a instalação de uma Usina Fotovoltaica ao lado da pista de atletismo e outra nos telhados de prédios do Campus Marco Zero. Esta segunda etapa, que terá produção estimada de 836 kWp, passou por alterações no projeto, e tem previsão para instalação em área externa do Hospital Universitário da UNIFAP pela empresa PROBIOMAS.

Quando a segunda etapa for concluída, a energia produzida representará a 40% do consumo do Campus Marco Zero.

Estágio acadêmico A Coordenação de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica selecionará discentes para estagiar na empresa R4 SOLAR, responsável pela Usina Fotovoltaica que será montada ao lado da Pista de Atletismo da UNIFAP. Os interessados deverão atender a requisitos como ter sido aprovado na disciplina Energias Renováveis do curso de Engenharia Elétrica. Os discentes devem enviar seu Histórico Escolar até sexta-feira, 27 de novembro, via e-mail ao Prof. Ubaiara (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

UNIFAP SOLAR A aquisição faz parte do projeto “UNIFAP SOLAR: Implantação de Geração Distribuída Fotovoltaica no Campus Marco Zero do Equador”, que prevê a instalação de 1,39 MWp (Megawatts-pico) em Usinas Solar Fotovoltaica. O projeto segue o compromisso da gestão do Reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, que busca “implementar programas de sustentabilidade ambiental na Universidade, assim como promover ações para a comunidade institucional através da redução e reutilização de recursos e energia”. O investimento foi possível a partir de recursos disponibilizados pelo Senador Lucas Barreto, destinados para atender a demandas da Universidade Federal do Amapá.

Conheça a Comissão do Programa de Implantação Institucional de Energia Solar

- Curso de Engenharia Elétrica: Alaan Ubaiara Brito, Felipe Monteiro, Fernanda Regina Smith Neves Correa, Geraldo Neves de Albuquerque Maranhão, Werbeston Douglas de Oliveira, Gilmar Holanda da Paixão, Marcio Clei Silva de Oliveira e Messias Dias Da Silva.
- Curso de Engenharia Civil: Alan Cavalcanti da Cunha e Adenilson Costa de Oliveira
- Engenheiro da Prefeitura do Campus: João Ricardo Brito Pinheiro

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebookwww.facebook.com/unifapoficial | Twittertwitter.com/unifapoficial
Instagramwww.instagram.com/unifapoficial | Flickrwww.flickr.com/photos/unifap-oficial