Mundo

Reino Unido tem primeira linha ferroviária do mundo movida 100% a energia solar

FONTE: JORNAL DE BOAS NOTICIAS

Empreendimentos são abastecidos por cerca de 100 geradores fotovoltaicos localizados em uma fazenda solar

O Reino Unido foi o primeiro no mundo a inaugurar uma linha de trem alimentada 100% por energia solar. Para abastecer a linha de trem, são utilizados aproximadamente 100 geradores fotovoltaicos solares localizados em uma fazenda solar.

O governo do Reino Unido pretende erradicar até 2040 o uso de diesel de sua rede ferroviária. A nação já possui diversas estações de trem que, em parte, são movidas a energia solar. A Network Rail investiu bilhões de libras para eletrificar as ferrovias e pretende futuramente alimentá-las utilizando energia solar.

A energia gerada pelos painéis da fazenda seria capaz de abastecer, por exemplo, 20% da rede Liverpool Merseyrail e 15% das linhas de trens em Kent, Sussex e Wessex, além de trens solares em Edimburgo, Glasgow, Nottingham, Londres e Manchester.

Além de ser uma fonte limpa, comparado ao diesel, a energia solar também traz menor custo para a geração da energia. O Reino Unido também se prepara para modificar alguns trens para funcionar por meio de tanques de hidrogênio e células de combustível.

Neste mesmo movimento, a Índia também conta com mais de 250 trens com painéis solares no teto. A Indian Railways tem planos para possuir a primeira rede ferroviária totalmente verde em dez anos.